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HOME OFFICE

Home Office - Descubra tudo sobre esse modelo de trabalho

O home office ou escritório em casa — também chamado de trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho — é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos. Basicamente, trata-se de permitir que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que disponha de algumas ferramentas, como telefone e um computador com conexão à internet. 

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades revela que 45% das empresas participantes têm colaboradores que trabalham em casa. Outros 15% estão avaliando a implantação dessa modalidade.  

Trabalhar em casa, o famoso home office, é o sonho de consumo de 11 em cada dez pessoas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ganhar a vida dentro do lar, doce lar pode não ser o paraíso que parece.

O Home Office tem várias tentações que podem comprometer a sua produtividade. Imagine a cena. Você está trabalhando e, de repente, seus pimpolhos começam a brigar. O cachorro resolve rosnar para o gato, que começa a fazer menção de devorar o papagaio. O interfone toca avisando que chegou uma encomenda na mesma hora em que o telefone toca com um cliente ou fornecedor retornando uma chamada importante.

Todas essas situações são muito fáceis de acontecer, mas existem diversas maneiras de serem contornadas.

Portanto, confira algumas dicas para o trabalho dar certo e manter a produtividade: 

Dicas para um Home Office Produtivo

Demarque seu território. Estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente.

Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Fuja do cômodo cuja janela dá para o playground do prédio, por exemplo. Cômodos arejados e bem iluminados também são uma boa pedida.

Estabeleça uma carga horária de trabalho e cumpra-a à risca.

Com as crianças em casa, é bem provável que você seja interrompido algumas vezes durante o horário do trabalho, mas tente combinar um sinal especial para aqueles momentos em que você precisa de mais concentração ou que precisa fazer uma ligação para colegas ou clientes. Algo simples como: quando o post-it amarelo estiver no computador, é proibido conversar ou interromper.

Organize o que você precisa fazer no dia anterior e continue essa organização durante o dia.  Nesses casos, o ideal é listar tudo o que você precisa fazer e começar a priorizar as tarefas com base na importância e urgência. Se seu trabalho permitir esse tipo de planejamento, traçar metas é uma ótima forma de acompanhar seu rendimento.

Um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.

O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra coisa da vida.

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O que não pode faltar no seu Home Office

O Home Office requer uma estrutura básica de conforto para que você tenha a maior produtividade possível.

Para passar horas em casa trabalhando é preciso que você se cerque de alguns produtos indispensáveis, que além lhe darem conforto, vão lhe manter afastado das tentações de trabalhar em casa.

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Uma cadeira confortável
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Um ou dois Monitores
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Uma Impressora
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Kit de Material de Escritório
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Descanso para os pés
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Cabo Y para dois Monitores

Ferramentas de produtividade do seu Home Office

1. Slack

O Slack é um software que aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp. Toda a comunicação de um projeto é reunida em um só ambiente, com publicações que podem ser públicas ou privadas.

2. Skype

O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.

3. Hangouts Meet

Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google.

4. Zoom Meetings

Com foco corporativo, o Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars com até 10 mil pessoas.

5. Trello

O Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou em grupo.

6. WeTransfer

O WeTransfer é um programa para compartilhamento de arquivos grandes pela Internet bastante útil para trabalho remoto.

 

7. Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem de arquivos como textos, fotos, vídeos e músicas.

8. Dropbox

O Dropbox também armazena dados na nuvem e permite o compartilhamento de arquios. No entanto, a versão gratuita dá direito a apenas 2 GB de espaço de armazenamento.

9. Toggl

O programa faz essa contagem automaticamente por funcionário ou equipe, e gera relatórios detalhados, eliminando a necessidade do preenchimento de planilhas.